Famosos

Lembre 10 personagens LGBT interpretados por atores negros na TV

A TV tem um importante papel no retrato da sociedade, nos avanços e na representatividade da população negra e LGBT. Tanto para os avanços sociais quanto para os retrocessos.

ão é novidade constatar que, na telinha das emissoras e também nos cinemas, o racismo e a homofobia caminham lado a lado, assim como as conquistas de direitos pró LGBT e negro.

Eles aparecem quando nota-se ausência de protagonistas negros, quando um beijo gay volta a ser vetado, quando um casal inter-racial torna-se debate, quando personagens LGBTs voltam para o armário, quando expressões racistas são ditas corriqueiramente.

Porém, em vários momentos, as causas se misturam. A representatividade negra e a LGBT se unem em personagens que carregam na pele e na orientação sexual a diversidade. Lembre-se dos personagens LGBT que foram interpretados por atores negros na TV:

Jefferson – novela A Próxima Vítima (1995)

lui mendes

Lui Mendes interpretou um dos primeiros casais formados por pessoas do mesmo sexo da TV Globo. Na novela de Silvio de Abreu, ele namorava Sandrinho (André Gonçalves) e logo de cara trouxe visibilidade para os gays e negros.

Sophia Burse – série Orange is The New Black (2013-2014)

laverne cox(1)

A atriz Laverne Cox interpretou a cabeleireira Sophia Buse na série da NetFlix, que conta a história de mulheres que vivem em um presídio feminino. Tanto na vida real quanto na ficção, Laverne é uma mulher transexual.

Lúcios – série Mãe de Santo (1990)

primeiro beijo1

A TV Manchete saiu na frente (e tinha tudo para acabar com as polêmicas logo de cara) ao exibir um casal inter-racial com direito a beijo gay. Na cena, o personagem de Rai Alves beija Rafael (Daniel Barcelos).

Vera Verão – humorístico A Praça é Nossa (1987-2003)

vera verao

A personagem interpretada por Jorge Lafond (1953-2003) é uma das mais icônicas do programa do SBT. Sempre espalhafatosa, não deixava que ninguém tirasse onda e nem que a ofendesse. “Epa, epa, veja lá como fala sua sirigaita, eu sou uma quase mulher”.

Diogo – novela Bela, a Feia (2009-2010)

sergio menezes

Vivido pelo gato Sérgio Menezes, o personagem era um publicitário arrogante e que mantinha um caso com Diego, personagem do também gato Daniel Erthal. Em outros momentos, o ator também interpretou outros personagens homossexuais.

Markassa e Tamanco – humorístico Pé na Cova (2013-2014)

markassa2

A série de Miguel Falabella na TV Globo trouxe duas representatividades LGBT. A primeira é a drag Markassa (Maurício Xavier), que adora se montar a noite. Outra é a lésbica Tamanco (Mart’nália), que namora uma stripper.

Lafayette Reynolds – série True Blood (2008-2014)

lafa1

Nelsan Ellis tornou-se mundialmente conhecido como o cozinheiro da série vampiresca da HBO. Ele tem alto teor de pornografia, androgenia e humor ácido – assim como toda a série – e é um dos personagens mais comentados.

Ademir – série Na Forma da Lei ( 2010)

delegado1

Na série da Globo, que trouxe vários policiais gays, o repórter vivido pelo ator Samuel de Assis se envolve aos poucos com Sávio (Thiago Reis). Aliás, durante um ataque, ele é salvo pelo amado, que leva tiros e morre em seus braços.

Dorothy – novela Geração Brasil (2014)

20140505204444379980a

Luis Miranda interpretou a bem sucedida Dorothy, uma mulher transexual. Na trama, ela foi mãe de Brian Benson (Lázaro Ramos), se envolveu com Cidão (André Gonçalves) e finalizou a novela com importante mensagem de aceitação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo