Curiosidades

Homens “feios” têm qualidades mais admiráveis do que os bonitos, diz ciência

Por mais que algumas pessoas possam negar, mas a maioria provavelmente gostaria que alguma parte do seu corpo fosse diferente, mesmo que sua mãe insista que você é a pessoa mais bonita do planeta. Mas você sabia que os homens feios têm vantagens em relação aos belos e sarados?

Se você não se considera um galã de novela das 21h, os estudos a seguir trazem conclusões que vão deixar você feliz.Tá achando que a papo furado? Segundo esses diversos os trabalhos, homens feios são:

Mais férteis

Um estudo de 2009, conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford e da University College London, afirma que, no mundo animal, quanto menos atraente o macho é, menos fêmeas estão dispostas a acasalar com ele. Isso aumenta a importância de cada encontro e, consequentemente, a sua capacidade reprodutiva. Embora essa tendência tenha sido observada em galos e peixes, os cientistas acreditam que possa valer o mesmo para humanos.

Melhores maridos

Em 2008, o professor de psicologia da Universidade do Tennessee James McNulthy publicou, no Journal of Family Psychology, um estudo que avaliou 82 casais, divididos em categorias de acordo com a aparência do homem em relação à mulher. Os resultados sugeriram que os melhores maridos são homens casados com mulheres mais atraentes que eles.

Por quê? Simples: os homens desse grupo estavam plenamente satisfeitos com o “prestígio” de ter uma mulher bonita, enquanto os que casaram com mulheres menos atraentes, não tão satisfeitos, tendiam a ser menos comprometidos com o relacionamento. Será que isso também se aplica nos casais do mesmo sexo? Vamos continuar…

Menos sexistas

Segundo um estudo da Universidade de Westminster, publicado em 2012 e conduzido pelo professor Viren Swarmi, homens com um corpo mais definido e musculoso, ou que têm o desejo de aumentar a sua massa muscular, tendem a ser mais sexistas.

A conclusão foi baseada em questionários aplicados em 327 homens britânicos heterossexuais. Entre os que eram ou queriam ser “bombados”, comentários opressivos e hostis em relação às mulheres foram mais comuns.

Menos egoístas

Já uma pesquisa divulgada em 2015 por estudiosos da Brunel University, também com base em questionários, entrevistou 125 participantes de ambos os sexos. O objetivo foi testar uma teoria da psicologia evolutiva que diz que pessoas mais atraentes têm mais a ganhar com a desigualdade na sociedade, por terem um maior status social.

O resultado é que, nos homens, de fato, aqueles com a melhor aparência tendiam a ser menos igualitários e generosos. O mesmo comportamento não foi observado nas mulheres.

“A beleza está nos olhos de quem vê”

Pode até parecer clichê, mas a frase acima é verdadeira, segundo um estudo conduzido por Jeremy Wilmer, psicólogo do Wellesley College. Para a pesquisa, publicada em 2015 na revista Current Biology, foi feito um teste online com 200 imagens de rostos diferentes, acessado por milhares de voluntários que davam a cada face uma nota de 1 (menos atraente) a 7 (mais atraente).

Wilmer observou que era possível prever 50% das preferências de uma pessoa aleatória. As outras 50% correspondiam a experiências individuais. Em outras palavras: o que é bonito para você pode não ser bonito para outro. Pode soar óbvio, mas é bom ter isso em mente para não se deixar levar sempre pelos padrões estéticos impostos pela sociedade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo