8 dicas para ter uma barriga de tanquinho e tirar onda quando ficar sem camisa
Aliar abdominais a uma boa rotina é o segredo para uma barriga chapada
Com o calor aumentando e o carnaval se aproximando cada vez mais, nada melhor do que tirar a camisa para se refrescar e, sem nunca esquecer o protetor solar, ainda pegar um bronze. Mas, para que ficar sem camiseta não seja uma condição desconfortável, é preciso estar com a auto-estima em dia. E, para ajudar nisso, cuidar da saúde, ter um shape legal e um abdômen definido são pontos a considerar. Por isso, nós do #P montamos uma lista de dicas simples e eficazes para você obter um “tanquinho”, ganhar confiança, e curtir a folia e o sol quente sem nenhuma vergonha. Confira:
1. MELHORE SEU CARDÁPIO
Mesmo que você já tenha músculos abdominais fortes, eles não vão ficar à mostra se houver uma grande capa de gordura por cima. Assim, é fundamental adotar uma dieta inteligente para evitar esse acúmulo de lipídeos. Para isso, tome medidas como: trocar o carboidrato simples (como arroz e pão branco) pelo carboidrato complexo (tipo arroz e pão integral); comer mais fruta, salada e vegetais; evitar beber álcool; diminuir o consumo de açúcar; ingerir fontes ricas em fibras, tipo a aveia ou granola; apostar na carne branca (peixe e ave); correr de frituras e/ou comida processada.
2. NÃO COMA E BEBA AO MESMO TEMPO
O consumo de líquido durante a refeição dilata o abdômen e pode provocar um leve aumento de peso focalizado na região, resultando naquela barriguinha. O ideal é beber uma hora antes ou depois de comer.
3. NÃO PULE REFEIÇÕES
Segundo alguns estudos, a largura da barriga dos homens é inversamente proporcional ao tamanho do seu café da manhã. Por isso, nada de sair apressadinho de casa e deixar a primeira refeição do dia para trás. Ela é muito importante para acelerar o metabolismo e aumentar a queima de caloria durante o dia. Além disso, coma moderadamente de três em três horas e pegue leve no jantar.
4. NÃO FIQUE SENTADO MUITO TEMPO
Essa posição não trabalha os membros inferiores e acaba deixando o abdomen relaxado. Por isso, levante ao menos de uma em uma hora para movimentar as pernas, fazer os músculos abdominais trabalharem, e mantenha a barriga contraída enquanto senta.
5. BEBA MUITA ÁGUA
Os músculos precisam de proteína para crescer, que, por sua vez, precisam de muita água para agir. Isso faz com que as células musculares cresçam mais rápido quando estão bem hidratadas. Além disso, ganhar uma barriga chapada consiste em uma boa rotina de exercícios, sendo necessário uma boa reposição de líquido. No calor do verão e do carnaval, isso é ainda mais importante.
6. COORDENE BEM OS EXERCÍCIOS
Alie atividades aeróbias, que mobilizam a perda de gordura, com abdominais, que fortalecem os músculos. Aposte em um treino consistente, com séries diferentes e descanso entre os treinos para o músculo se recuperar. Além disso, os “gominhos” são músculo de fibra lenta, o que o autoriza a exercitá-los todos os dias, desde que os movimentos exijam diferentes partes da região.
7. POSTURA
Uma má postura é um dos principais influenciadores no aparecimento de pneuzinhos. Quadril e ombros curvados, além de um bumbum para dentro, deixam a barriga frouxa. Por isso, preste atenção no posicionamento da sua coluna. Fisioterapia e RPG podem ajudar a resolver o problema.
8. DURMA BEM
Ter poucas horas de sono desregula os hormônios do nosso corpo, dificultando o emagrecimento e aumentando a chance de engordar. Então, deixe para fazer maratona no Netflix no fim de semana, e durma cedo durante os dias úteis. Garanta sempre, ao menos, 8 horas na cama.
por João Vítor Castanheira