Cuide do seu amor e caminhe tranquilo pela vida
Tudo na vida tem a sua lógica: se quiser emagrecer, não coma doces, se quiser subir na carreira, faça uma especialização, se quiser abrir a cabeça, planeje uma viagem. Mas e a lógica do amor? Como melhorar um relacionamento amoroso? Infelizmente, o mais comum é ficar sentado, esperando que a coisa melhore por forças maiores. Até que a coisa acaba. Por que esperar? Por que não começar hoje mesmo a cuidar do seu amor como você cuida do seu corpo na academia?
Hoje, o Gayson traz alguns ’exercícios’ para uma vida de amor eterno. Ideias para não deixar que a paixão de um relacionamento acabe.
1. Lembre-se de como tudo começou
O tempo passa voando e, quando menos esperamos, perdemos a ternura e a disposição de aceitar o outro como ele é. Apaixone-se pela mesma pessoa, como se a vida a dois fosse uma sequência de infinitos primeiros encontros.
2. Não deixe de pedir o que você quer
Nos acostumamos a achar que o outro nos conhece tão bem a ponto de adivinhar os nossos pensamentos e antecipar os nossos desejos. Um desejo não revelado gera muita expectativa. Quando estas não se cumprem, começamos a duvidar da compreensão do outro e da estabilidade da relação. O ideal é sempre expressar os desejos, as vontades os pedidos. Por melhor que um casal se conheça, somos indivíduos com vontades próprias e mutáveis.
3. Não pergunte «Como foi o seu dia?»
Se você fizer esta pergunta sem graça, provavelmente o diálogo continuará assim: «Bem, e o seu?». Isso faz abrir um abismo entre o casal chamado rotina. Ao invés disso, pergunte: «E aí, qual foi a coisa mais interessante que te aconteceu hoje?», «Alguma coisa te fez chorar de rir?», «Alguma fofoca incrível no trabalho?» e por aí vai. Se já conhece alguma história, comece por ela: «E aí, aquele projeto avançou?» ou «Resolveu aquela questão com seu chefe?». A conversa melhora e a relação fica muito mais gostosa.
4. Conheça o máximo possível do outro
O que você sabe sobre os gostos da pessoa que você ama? Não suponha, afirme. Para isso, pergunte, grave comentários aparentemente desimportantes e anote os compromissos do outro na sua agenda. Seja sempre o mais fofo ou a mais fofa para a outra pessoa.
5. Seja sempre excitante
A palavra ’excitante’ costuma ser relacionada ao sexo, o que nem sempre é verdade. Seja excitante no dia a dia. Descubra se você faz alguma coisa que deixa a outra pessoa arrepiada, como cantar enquanto lava a louça. Fique atento ao que agrada a outra pessoa e escolha o momento certo para pegá-la desprevenida. Diversão, inspiração e surpresa para a paixão renascer a cada dia.
6. Seja criativo na hora de programar os dias livres
Pense em 10 lugares para passar um final de semana inesquecível, ou em 20 tipos de encontros românticos. O importante é ser criativo e deixar a imaginação completamente livre. A pizza, o sofá e a televisão sempre estarão ao seu lado, disponíveis, o seu amor, talvez não. Então descubra uma banda nova e leve a outra pessoa a um show, pesquise, inove, organize pique-niques, atire-se em aventuras e convide a outra pessoa a se atirar junto com você.
7. Tire ’férias mentais’ todos os dias
Problemas pessoais ou no trabalho podem afundar uma relação. Aprenda a desconectar quando estiver ao lado do seu amor. Aproveite as atividades a dois, mostre interesse no que fizerem juntos e viva ao lado da outra pessoa como se não houvesse amanhã, mesmo se os problemas anunciem o ’apocalipse’. Saiba ter o controle dos bons e dos maus momentos da sua vida.
8. Na hora da discussão, respire e vá com calma
Se o entendimento não dá sinais de vida e você sente que vai explodir, pare um pouco e respire antes de passar a linha que não tem mais volta. Proponha uma trégua de uns 10 minutos e deixe a intensidade emocional diminuir. A solução pode estar lá, escondida atrás de uma cegueira chamada desiquilíbrio emocional.
9. Demonstre sentimentos verdadeiros
Muitas vezes, mostramos apenas a superfície dos sentimentos, como irritação, aprovação ou desaprovação, uma alegria simples, sem razão aparente de existir. Identifique o que te motiva, o que te fez sentir de determinada maneira, e compartilhe isso com a outra pessoa. Contagie o outro com a sua satisfação a ponto de ser motivo de orgulho e fonte de inspiração. Faça a outra pessoa refletir junto com você quando a tristeza bater. Seja profundo e desperte empatia no seu amor.
10. Peça desculpas sinceramente
Saber pedir desculpas é muito importante para que uma relação funcione. Faça isso de coração. Explique sinceramente o que aconteceu, por que você errou e o que vai fazer para melhorar. Seja sincero. Apenas com sinceridade uma relação pode dar certo. E vale a pena, pode apostar.
Fonte MBG
Tradução e adaptação GaysON