Saúde

Manchas no pênis incomodam você?

Você sabia que uma das maiores reclamações dos homens em consultórios médicos são as manchas no pênis? Pois saiba que é preciso ficar atento ao problema a fim de identificar condições mais sérias de forma precoce, potencializando as chances de cura e impedindo que ocorra uma progressão desse incômodo.

Muitas vezes, as manchas não estão relacionadas a doenças mais graves. Porém, ele alerta para a importância da consulta com um especialista em todos os casos.

Causas das manchas no pênis

As manchas no pênis podem estar relacionadas a uma alteração na pigmentação da pele como, por exemplo, o vitiligo ou uma cicatriz. No entanto, o sintoma pode indicar algum tipo de doença sexualmente transmissível (DST), sendo o Vírus do Papiloma Humano (HPV) um dos problemas mais comuns.

Outra DST bastante recorrente entre o público masculino é a candidíase, que causa manchas pequenas e avermelhadas na glande. A infecção é causada por um fungo e pode ocorrer tanto em casais sadios quanto com aqueles indivíduos que tenham múltiplos parceiros.

Cistos sebáceos, herpes genital, psoríase e, até mesmo, câncer de pênis são outras doenças que podem acometer o órgão genital com manchas diversas.

Essas manchas podem se manifestar tanto na glande quanto, também, no corpo peniano. A avaliação com urologista é essencial para um correto diagnóstico e, em alguns casos, até mesmo uma avaliação com um dermatologista se faz necessária.

Pinto limpo

Em grande parte dos casos, as manchas no pênis estão associadas a outros sintomas, como ardência ao urinar, prurido, dor ou desconforto. Além disso, assim como as mulheres, os homens devem desenvolver hábitos saudáveis para a sua região íntima.

Confira algumas dicas:

Higiene adequada: Os homens precisam estar atento aos detalhes da higiene. Sabonetes com PH natural e limpeza cuidadosa de todo o órgão genital refletem diretamente na saúde.

Preservativo: A camisinha protege a pessoa de uma série de doenças sexualmente transmissíveis, diminuindo consideravelmente o risco de desconfortos como manchas no pênis.

Consulta médica: Uma pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que mais da metade do público masculino do país (51%) nunca consultou um urologista. Esse tabu precisa ser quebrado, pois visitas regulares ao especialista garantem que eventuais problemas possam ser identificados e tratados o quanto antes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo