Amor e Sexo

20% dos gays já deixaram de fazer sexo por vergonha do próprio corpo

Olhe ao seu redor aqui no Superpride. Quantos homens “bonitos e sarados” você vê nas fotos de capa das nossas matérias? Muitos! Uma tonelada de “machos” padronizados, que povoam a mente das pessoas e mexem com o líbido do internauta. Essa é uma das estratégias que nós – e praticamente todos os veículos de comunicação – usamos para fazer você clicar nesses artigos que correm desenfreadamente numa timeline cheia de concorrência nas redes sociais.

Trata-se de um complexo e cruel sistema de manutenção das padrões que a sociedade impõe ao corpo humano. E atitudes como as nossas, estão ajudando a fomentar algo que pode ser evitado.

De acordo com um estudo publicado na edição de fevereiro da revista Psychology of Men and Masculinity (Psicologia dos homens e masculinidade), homens gays estão mais insatisfeitos com seus corpos do que héteros. E essa não aceitação prejudica a autoimagem, afetando diretamente sua vida sexual.

O estudo analisou as respostas de 111.958 homens héteros e 4.398 homens gays que responderam a uma série de cinco pesquisas do MSNBC.com, NBCNews.com e Today.com, entre 2003 e 2012, com idades entre 18 e 65 anos.

Quando perguntados se no último mês já deixaram de fazer sexo porque se sentiam mal em relação a seu corpo, apenas 5% dos héteros disseram que sim, enquanto 20% dos gays não transaram por este motivo.

Desse total, 21% dos héteros e 39% dos gays responderam que, durante o ato sexual, tentam esconder alguma parte do corpo. A região mais citada como problemática foi a barriga.

Em relação a seu próprio peso, a insatisfação é parecida, independemente da orientação sexual: 39% dos héteros e 44% dos gays disseram estar insatisfeitos. Já quando a pergunta foi a respeito do tônus muscular, a diferença dentre os dois grupos aumenta: 30% dos héteros e 45% – ou quase metade – dos gays gostariam de ter mais músculos.

A pesquisa descobriu que 29% dos héteros e 37% dos gays fizeram algum tipo de dieta no último ano. A pressão da sociedade parece ser grande para ambos os grupos. Ao todo, 61% dos héteros e 77% dos gays disseram se sentir julgados por olhares e se sentiam pressionados por revistas e pela televisão para ter um corpo “melhor”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo